.
Envie para um amigo     Imprimir     Diminuir fonte Aumentar fonte

10/09/2010

Concurso Tempos de Escola

Tempos

O Concurso Tempos de Escola, uma iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Canal Futura, está com as inscrições prorrogadas até o dia 20 de setembro. Além da ampliação do prazo, outra novidade é a decisão de premiar dois estudantes e dois professores com computadores. Os prêmios serão entregues aos dois alunos (um do ensino fundamental e outro do ensino médio) que tiverem as redações escolhidas como as melhores do Brasil. Os professores-orientadores dos respectivos alunos também ganharão um computador cada.

Criado com o objetivo de valorizar e reconhecer alunos e professores da rede pública de ensino, o Concurso Tempos de Escola está em sua segunda edição e premiará redações de alunos do ensino fundamental (5º ao 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano) e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de até 29 anos, que estudam nas escolas públicas dos 39 municípios participantes do projeto PVE - Parceria Votorantim pela Educação.
 
Além da valorização e reconhecimento de alunos e professores, o Concurso Tempos de Escola também tem como objetivo sensibilizar os estudantes, suas famílias e as comunidades para a importância de uma educação escolar de qualidade. Em sua primeira edição, o Concurso recebeu 547 inscrições de 26 municípios distribuídos em 13 Estados. As redações vencedoras em 2009 estão disponíveis, na íntegra, no Blog Educação.
 
A proposta, este ano, é que os alunos resgatem histórias de professores que inspiraram e influenciaram positivamente a trajetória escolar de seus pais, familiares ou pessoas da comunidade ou cidade onde vivem, por meio de entrevistas. A redação deve abordar o tema “professores que marcaram a vida escolar das pessoas da minha comunidade” e pode ser complementada com a visão do aluno sobre a sua relação com a escola e reflexões sobre o papel dos educadores na formação e realização de seus projetos pessoais.
 
A Comissão Julgadora que avaliará as redações será composta por representantes do MEC, Canal Futura, Revista Onda Jovem e Instituto Votorantim.
Serão premiadas até duas redações por município, uma em cada categoria (ensino fundamental e médio). Os alunos vencedores receberão um diploma de participação, um aparelho MP4 e um kit de livros. Os professores orientadores que tiverem alunos vencedores receberão um diploma de destaque, assinatura anual da Revista Onda Jovem e um kit de livros. As escolas com alunos premiados também receberão um diploma por sua participação, assinatura da Revista Onda Jovem e material pedagógico. Além disso, passarão a ter acesso à plataforma FuturaTec, espaço virtual onde estão disponíveis as produções educativas desenvolvidas pelo Canal Futura. Os dois alunos (um do ensino fundamental e outro do ensino médio) que tiverem as redações escolhidas como as melhores do Brasil e seus professores-orientadores também ganharão um computador cada.
A divulgação dos resultados será feita até 22 de outubro, no Blog Educação , e em novembro serão realizados os eventos de premiação em cada uma das cidades.
 
Segundo Rafael Gioielli, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Votorantim, “a educação é um dos bens mais importantes que uma pessoa pode adquirir e representa um fator determinante para realizações pessoais e profissionais. Neste sentido, o Concurso Tempos de Escola vem mostrando ser uma ferramenta eficaz para valorizar o trabalho e empenho de professores e alunos, bem como de estímulo à busca por melhorias na qualidade de ensino, pois envolve toda uma comunidade”.
 

Concurso Tempos de Escola


Inscrição
Até 20 de setembro, pelo Blog Educação:
www.blogeducacao.org.br/temposdeescola
 
Resultados
22 de outubro

Mais informações
www.blogeducacao.org.br/temposdeescola

Municípos Participantes


Municípios UF
Água Clara MS
Alcobaça BA
Araçariguama SP
Arroio Grande RS
Barra Mansa RJ
Belmiro Braga MG
Cachoeira BA
Cantagalo RJ
Capão Bonito SP
Capão do Leão RS
Caravelas BA
Catanduva SP
Conceição da Barra ES
Corumbá MS
Curitiba PR
Fortaleza de Minas MG
Governador Mangabeira BA
Itapeva SP
Itaú de Minas MG
Jacareí SP
Juiz de Fora MG
Laranjeiras SE
Miraí MG
Niquelândia MG
Nobres MT
Nova Viçosa BA
Paracatu MG
Paulista PE
Piracicaba SP
Resende RJ
Ribas do Rio Pardo MS
Rio Branco do Sul PR
Santa Branca SP
São Felix BA
Sobradinho DF
Sobral CE
Três Marias MG
Vazante MG
Vila Valério ES

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, além de identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade. Atualmente, o Instituto Votorantim também atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa, estimulando no Grupo princípios e boas práticas de sustentabilidade.
O Instituto Votorantim define seus programas voltados para a juventude como “Rotas”. O slogan “Criando rotas para o futuro” sugere a criação de caminhos, de forma a oferecer aos jovens oportunidades nos campos de educação, trabalho, cultura, esporte, fortalecimento de direitos, por intermédio do VIA e incentivo a jovens talentos, por meio do programa Geração Atitude.
 
Na Rota da Educação, entre outras iniciativas, o Instituto Votorantim iniciou, em 2008, o projeto Parceria Votorantim pela Educação, que se caracteriza como uma ação de influência da agenda de educação nos municípios de operação do Grupo. Isso se dá por meio do apoio às metas estabelecidas no PAR (Plano de Ações Articuladas), previsto no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação.